Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA
Um espetaculo este teu motor azeitona parabens....
Postado originalmente por azeitona
Trimilika,
Nunca turbinei um VW a ar, mas estou prestes a faze-lo.
Qual o dimensionamento que você adotaria para uma turbina aplicada em um 1300 com W100 e cabeçotes preparados? (lembrando que posso baixar a taxa de 9.7:1 para 9 ou até um pouco menos).
Meu objetivo é girar até 6200, com a turbina enforcando antes A uns 5800...) e iniciando a pressurização após os 3000 RPM.
A princípio rodaria com 0.5 bar no pé e no máximo 1 bar como segunda pressão para "tiros" de 20 segundos.
A configuração:
- Cilindrada => 1285 cc (motor 1300!);
- Pistões 1300 a álcool (cabeça plana, 77mm de diâmetro) com massas equalizadas em balança com 1g de resolução + travas de teflon (travas de fabricação própria);
- Eixo virabrequim de 1600 antigo (2 furos de lubrificação/ forjado, 69mm de curso);
- Volante motriz do 1600 Aliviado em 1,2 Kg;
- Conjunto rotativo (virabrequim + volante motor) balanceado dinamicamente para 8000 RPM (aprox. 6500 + 20%)
- Bielas originais forjadas (bielas pré 83) balanceadas (com massas equalizadas em balança com 1g de resolução);
- Carcaça de estojos finos (AS 21), preparada para usar retentor na polía do virabrequim;
- Casquilhos de fixo foram retrabalhados para melhor lubrificação e agora possuem 6 furos equidistantes
- Balancins retrabalhados, com canais para condução de óleo até os pontos de maior solicitação
- Bomba de óleo Schadek com engrenagens de 30mm (possuo uma bomba Empi com engrenagens de 32mm circulação externa que pretendo por para rodar com filtro e radiador extra...);
- Radiador de óleo deslocado (...da kombi tork);
- Caixa de ventoinha da kombi tork;
- Ventoinha original dos 1300/1600 ano 1980;
- Chapa/ lata traseira (do flange do motor) removida;
- Cabeçotes entrada simples extensamente retrabalhados com válvulas da Brasília 1600 (Adm=> 35,5 x Desc=> 32 mm) sedes 45º X válvulas 44° e entrada Saquare Deck/ "D" port, com 9,7:1 de taxa para queimar álcool (3/4 de álcool em volúme e 1/4 de gasolina para compensar a taxa abaixo de 10:1);
- Comando SamCames 276° X 107 de lob, 9,7mm de levante;
- Balancins originais (1:1)
- Molas de válvulas da Kombi Tork novas calçadas em 1,2mm (Quaaase fechou as espiras!);
- Varetas originais novas;
- Tuchos originais novos;
- Coletores de admissão feitos sob medida;
- Alimentação com Dupla carburação Solex 32;
- Bomba de combustível da Kombi tork a álcool (original);
- Descarga 4X1 dimensionada (tipo cacho de banana, sem abafador, por enquanto...);
- Ignição eletrônica indutiva Bosch modelo TSZ-I (distribuidor "aranha" do motor VW AP600 a álcool, torneado para servir nos motores VW refrigerados a ar);
- Bobina de ignição do Gol MI de 2 pinos;
- Velas NGK BP7HS com 0,95mm entre eletrodos (0.95 de gap);
- Cabos de velas NGK originais.
O Azeitona está rendendo hoje algo perto dos 80 HP, superando fácil os 1.0 modernos, mas como eu fiz o 1300 pensando em atender a minha esposa (não a mim) gostaria de adicionar ao pacote um catavento da alegria e assim manter o carro dócil até as 3000 RPM (85~95 Km/h em 4ª marcha) Se a turbina só encher depois de 100 Km/h ótimo!
Nunca turbinei um VW a ar, mas estou prestes a faze-lo.
Qual o dimensionamento que você adotaria para uma turbina aplicada em um 1300 com W100 e cabeçotes preparados? (lembrando que posso baixar a taxa de 9.7:1 para 9 ou até um pouco menos).
Meu objetivo é girar até 6200, com a turbina enforcando antes A uns 5800...) e iniciando a pressurização após os 3000 RPM.
A princípio rodaria com 0.5 bar no pé e no máximo 1 bar como segunda pressão para "tiros" de 20 segundos.
A configuração:
- Cilindrada => 1285 cc (motor 1300!);
- Pistões 1300 a álcool (cabeça plana, 77mm de diâmetro) com massas equalizadas em balança com 1g de resolução + travas de teflon (travas de fabricação própria);
- Eixo virabrequim de 1600 antigo (2 furos de lubrificação/ forjado, 69mm de curso);
- Volante motriz do 1600 Aliviado em 1,2 Kg;
- Conjunto rotativo (virabrequim + volante motor) balanceado dinamicamente para 8000 RPM (aprox. 6500 + 20%)
- Bielas originais forjadas (bielas pré 83) balanceadas (com massas equalizadas em balança com 1g de resolução);
- Carcaça de estojos finos (AS 21), preparada para usar retentor na polía do virabrequim;
- Casquilhos de fixo foram retrabalhados para melhor lubrificação e agora possuem 6 furos equidistantes
- Balancins retrabalhados, com canais para condução de óleo até os pontos de maior solicitação
- Bomba de óleo Schadek com engrenagens de 30mm (possuo uma bomba Empi com engrenagens de 32mm circulação externa que pretendo por para rodar com filtro e radiador extra...);
- Radiador de óleo deslocado (...da kombi tork);
- Caixa de ventoinha da kombi tork;
- Ventoinha original dos 1300/1600 ano 1980;
- Chapa/ lata traseira (do flange do motor) removida;
- Cabeçotes entrada simples extensamente retrabalhados com válvulas da Brasília 1600 (Adm=> 35,5 x Desc=> 32 mm) sedes 45º X válvulas 44° e entrada Saquare Deck/ "D" port, com 9,7:1 de taxa para queimar álcool (3/4 de álcool em volúme e 1/4 de gasolina para compensar a taxa abaixo de 10:1);
- Comando SamCames 276° X 107 de lob, 9,7mm de levante;
- Balancins originais (1:1)
- Molas de válvulas da Kombi Tork novas calçadas em 1,2mm (Quaaase fechou as espiras!);
- Varetas originais novas;
- Tuchos originais novos;
- Coletores de admissão feitos sob medida;
- Alimentação com Dupla carburação Solex 32;
- Bomba de combustível da Kombi tork a álcool (original);
- Descarga 4X1 dimensionada (tipo cacho de banana, sem abafador, por enquanto...);
- Ignição eletrônica indutiva Bosch modelo TSZ-I (distribuidor "aranha" do motor VW AP600 a álcool, torneado para servir nos motores VW refrigerados a ar);
- Bobina de ignição do Gol MI de 2 pinos;
- Velas NGK BP7HS com 0,95mm entre eletrodos (0.95 de gap);
- Cabos de velas NGK originais.
O Azeitona está rendendo hoje algo perto dos 80 HP, superando fácil os 1.0 modernos, mas como eu fiz o 1300 pensando em atender a minha esposa (não a mim) gostaria de adicionar ao pacote um catavento da alegria e assim manter o carro dócil até as 3000 RPM (85~95 Km/h em 4ª marcha) Se a turbina só encher depois de 100 Km/h ótimo!
Um espetaculo este teu motor azeitona parabens....
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